Luz para o meu Caminho: Um Apelo a Leitura das Escrituras

open-scriptures

“Você ja leu sua bíblia?”, uma pergunta pertinente, principalmente se você se considera um cristão. “Você ja leu o Novo Testamento?”, uma pergunta básica, pois é no novo testamento que se concentra a essência e a expressão do que é o cristianismo. Mas e quando a resposta mais comum para as duas perguntas que fiz é “Não”.

É compreensível que pessoas recentes na fé não tenham tido tempo e oportunidade de ler e apreciar a bíblia inteira. De fato é um livro volumoso e não é para estes que estendo meu alerta. Para esses eu apenas recomendo que se dediquem a leitura, do Novo e do Antigo Testamento. Esses compêndios possuem riquezas eternas e inestimáveis que transformarão sua forma de ver o mundo e de viver.

Mas, o público alvo dessa breve reflexão são aqueles cristãos que cresceram na igreja ou que já estão a anos na fé e nunca se dedicaram de verdade nessa tarefa de ler ao menos uma vez as suas bíblias. São inteligentes e capazes, conhecem muito de política, economia, artes e das demais ciências humanas e exatas, mas não tem tempo para os textos sagrados. Citarei dois dos pontos que considero como preocupantes com relação a essa atitude:

1) Você não sabe no que crê: Simplesmente você não conhece o cerne da sua fé. Como você pode se considerar cristão se não conhece o que Cristo pensava e falou? É muito comum pessoas se espantarem ao conhecer as facetas mais rígidas e severas de Jesus, essas que não são tão comumente expostas nos púlpitos.

2) Você tem dificuldades de defender a sua fé e de compartilha-lá: Como você seria capaz de defender algo que você não compreende ou de compartilhar algo que você não conhece? Em tempos de relativismo pós-moderno, do crescimento de grupos neo-ateus e de seitas heréticas, o cristão que não compreende sua fé e não possui uma estrutura básica de conhecimento bíblico é incapaz de se defender de qualquer argumento, por mais baixo e sem sentido que seja. Se tornou comum o cristianismo ser ridicularizado e confundido com seitas, simplesmente pela nossa incapacidade em expor biblicamente o que realmente é o cristianismo. Isso também implica em uma profunda deficiência na obra evangelística, que hoje é tão carente de métodos bíblicos de apresentação do evangelho. Vemos muito mais uso de neurolinguística, de argumentos lógicos e psicológicos do que o uso de argumentos biblicos nos campos de evangelismo. Muitas vezes prometemos coisas que Deus nunca prometeu e afirmamos coisas que Jesus nunca disse, por pura falta de conhecimento dos textos sagrados.

Não creio que todo cristão deva ser um profundo estudioso da Bíblia, mas não vejo como um cristão não teria um mínimo interesse em se aprofundar no conhecimento básico daquilo que crê, Daquele que o criou, Daquele que o salvou e Daquele que o santifica.

As verdades que lemos nas escrituras são inspiradas por Deus, as promessas que ela nos concede são eternas e suas páginas estão encharcadas com o sangue dos mártires que morreram por levar a bíblia à língua do povo.

Que façamos como Davi, o homem segundo o coração de Deus. Seu segredo era a profunda reverência, zelo e amor por Deus e por Sua palavra. O resultado desse amor foi o lindo poema e o maior capítulo da Bíblia, o Salmo 119.

“Jamais tires da minha boca a palavra da verdade, pois nas tuas ordenanças depositei a minha esperança. Obedecerei constantemente à tua lei, para todo o sempre.  Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.  Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ficar envergonhado. Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.  A ti levanto minhas mãos e medito nos teus decretos.” – Salmos 119:43-48

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” – Salmos 119:105

Graça e paz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s