Há tempo para tudo – parte 01

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” diz Salomão em um texto escrito no final de sua vida. Isso inclui tanto o tempo de nascer quanto o de morrer; o de derrubar e o de construir; o de chorar e de rir; de procurar e o de desistir…e por aí vai.

É um principio de sabedoria saber se adaptar a cada uma dessas situações, quando muitas vezes queremos insistir em erros. Queremos procurar, quando na verdade é época para desistir, dar um passo para trás e recomeçar. Queremos abraçar, mas na verdade o tempo é de se conter, juntar os cacos e depois buscar o abraço. Talvez isso esteja atrelado ao nosso orgulho em não aceitar que algo fugiu de nosso controle, ao medo de mudanças ou até mesmo a algo que nos prende ao passado e gostaríamos que voltasse.

Mas é importante e satisfatório notar uma palavra chave no versículo: “propósito”. Mais adiante Salomão cita que Deus fez tudo apropriado ao seu tempo. E que grande honra saber que assim como Deus nos dá momentos de alegria, dá momentos de tristeza e dificuldade para sermos moldados, pensando que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28) e lembrar que Ele cuida de nós em cada aspecto (Mt 6:25-34).

Grandes homens de Deus passaram por dificuldades, assim como grandes pessoas que existiram no mundo e provavelmente todas as pessoas que você admira. A grande virtude para nós deve ser a maneira como passamos por esses momentos: sendo sábios e conscientes de que há momento para tudo ao invés de viver se machucando por se prender a algo que não existe mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s