Más companhias corrompem bons costumes

Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Corintios 15:33)

É engraçado como as pessoas ao nosso redor acabam influenciando nosso modo de pensar, nossas decisões e até mesmo nosso caminho. E é nesse ponto que devemos ser sábios para saber escolher com quem devemos nos relacionar.

670px-Identify-a-False-Friend-Step-8

Paulo advertiu os coríntios sobre as companhias porque estavam ensinando uma doutrina errada na cidade. Da mesma maneira que algumas pessoas estavam desviando o ensino dos coríntios, podemos estar sendo influenciados por atitudes e pensamentos errados, que podem fazer com que erremos o alvo de nossas vidas e até nos afastemos de nossa busca por Deus. E muitas vezes preferimos insistir em estar com essas pessoas por diversos motivos como: vontade de pertencer a determinado círculo social, temor maior a homens que a Deus, medo de ficar sozinho e até mesmo falta de sabedoria.

E ledo engano pensar que apenas porque a pessoa também frequenta sua igreja é uma boa companhia. Algumas de nossas amizades que nos fazem pecar e até mesmo nos afastam de Deus estão do nosso lado. Partir do pressuposto que por alguém ter a mesma ideologia que você vai te levar para o caminho que você quer ir é um conceito lógico, mas não podemos acreditar cegamente nisso sem levar em conta as atitudes que cada um tem. Por isso é preciso ter sabedoria e refletir onde cada amizade está nos levando. Obviamente não é correto simplesmente abandonar alguém que sempre esteve conosco e confia em nosso apoio, não é uma atitude de amor e muito menos cristã, devemos estar sempre pronto para quando precisarem. Mas ao mesmo tempo se desintoxicar de influencias que só atrasam nossas vidas é uma decisão que precisamos tomar, não tem porque ficarmos juntos de alguém que não nos faz bem.

Deus nos fez pessoas relacionais, precisamos dos outros. Mas ao mesmo tempo precisamos ser inteligentes para escolher quem está ao nosso redor, examinar a que caminho a amizade está levando e ver até que ponto ela está fazendo bem. “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.  (Provérbios 13:20)”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s