Você não pode me julgar!… Será?

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
Mateus 7:1-5

Muitas pessoas usam esse versículo como desculpa quando alguém tenta falar de algo errado que a pessoa fez, mas precisamos analisar um pouco o contexto. Logo após Cristo dizer para que não julguemos para não sermos julgados, Ele mostra que os hipócritas falam dos outros mesmo tendo pecados muito maiores (cisco x trave) e termina dizendo que assim que a pessoa estiver limpa para ver, aí sim poderá ajudar seu irmão. Ou seja, o problema não é o julgamento em si, mas a hipocrisia do mesmo.

Dentro do cristianismo é importante que haja uma exortação entre os irmãos para que todos cresçam na fé e se tornem cada vez mais semelhantes a Cristo. Paulo em sua carta aos tessalonicenses diz: “Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”

Mas isso deve acontecer depois de analisarmos a nós mesmos (2 Co 13:5), vermos onde estamos errando e tentarmos arrumar para não cair no mesmo erro que os fariseus caíram na época de Jesus, afinal é muito mais fácil ver o erro nos outros do que ser humilde o suficiente para vermos onde estamos pecando. Temos que ter esse cuidado sempre de vermos onde estamos errando. Como podemos melhorar o mundo ao nosso redor se nem nós mesmos conseguimos arrumar?

Que possamos ver nossos erros, tentar muda-los para assim vivermos uma vida em busca do alvo que é Cristo, e depois sim, ajudar nossos irmãos em suas falhas, sempre com amor e à luz das Escrituras, não segundo nossa própria opinião influenciada pelo pecado. E quem é julgado tenha humildade de aceitar o erro, analise se tem fundamento e assuma que errou, lance fora o orgulho para crescer e voltar ao alvo.

Provérbios 9:9-10
“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”

Provérbios 28:23
“O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s