Star Wars e a Bíblia: O perigo do medo

Recentemente assisti aos filmes da franquia Star Wars para conseguir acompanhar o lançamento da nova trilogia (sim, sou modinha). E achei espetacular. Mas o que mais me intrigou foi a ligação entre algumas frases e acontecimentos com o que vemos na Bíblia. Talvez por partir de uma cosmovisão cristã eu tenha “forçado” alguns aspectos, mas de qualquer forma foi um grande aprendizado.

Além da batalha corriqueira entre o bem x mal, império x rebeldes o filme nos conta a história de um rapaz que era muito bom e prodígio, mas foi envolvido por pensamentos egoístas que o levaram para um lado errado (lembra algum coisa?). Em contrapartida depois surge outro que passa pelas mesmas tentações, mas as consegue resistir.

O ponto principal é: qual foi o motivo de Anakin Skywalker sucumbir ao lado negro da força e se transformar em Darth Vader? O medo. Medo de perder sua esposa. E o pior de tudo é que ele acabou perdendo tudo da mesma maneira. E aí que vem a reflexão, você já reparou como o medo nos leva a diversos pecados? Meu medo pode me deixar ansioso com alguma questão, meu medo pode fazer com que eu minta para evitar algum problema, meu medo pode fazer com que eu roube para não ficar sem o dinheiro que preciso, meu medo pode me fazer usar de meios ilícitos para não ficar sem algo que desejo, meu medo pode fazer com que eu finja ser outra pessoa para agradar os outros, meu medo pode me fazer duvidar da soberania de Deus, querendo pegar o controle de todas as coisas.

“O medo é o caminho para o lado negro.” – Yoda

E qual é o antídoto para o medo? A fé! (Jo 14:1) É impressionante o número de versículos que tem na Bíblia falando sobre confiar. A confiança de que Deus está no controle muda totalmente nossa perspectiva de vida. Não pensando que tudo vai acontecer do nosso jeito e, portanto, não devemos temer, mas é a fé de que embora tenhamos aflições, dificuldades e anseios, devemos ter bom ânimo (Jo 16:33). A certeza de que Deus conhece nosso coração e nossas necessidades devem ser suficientes para tirar toda incerteza de nosso coração, afinal, é essa confiança no amor que Ele tem por nós (1 Jo 4:16-19) a nossa arma para não cairmos no medo que nosso pecado gera. Lembra-se da cruz, a maior prova de amor.

“Luke: Mas eu não acredito!

Yoda: É por isso que você fracassa.”

A falta de fé é o caminho para o fracasso, mas glória a Deus que “Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?”(Hb 13:6). Confie no Senhor quando estiver com medo (Sl 56:3), coloque Nele suas aflições (Sl 55:22, Fp 4:6-7) e em todas as circunstâncias de sua vida, lembrando que nada acontece sem a permissão do Pai, e que Jesus está conosco até Sua volta (Mt 28:20)

“Sua falta de fé é perturbadora.” Darth Vader

“Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?” (Mt 6:30)

Obs: Tirar lições de filmes, livros, músicas, que, embora possam não tem um pretexto cristão inicial, são um ótimo exercício para nossa fé. Lembre-se que tudo foi criado para Cristo. Que tenhamos sabedoria para tirar proveito e crescimento em cada oportunidade.

may-the-lord-apt1686-back-detail_large.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s