O sacrifício definitivo.

    

O autor de hebreus começa nos explicando como a expiação de pecados acontecia no antigo testamento, antes da vinda de Cristo: “ No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância”. Ele começa a nos levar a um caminho onde começamos a entender que Jesus fez por nós foi se tornar sumo sacerdote, porém uma única vez.

Sim, como o autor nos diz estes sacrifícios não eram suficientes para expiar os pecados de uma vez por todas, não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa. Pense você meu querido irmão, suponhamos que cometeu um pecado, e no dia que o sacerdote adentrou no santo dos santos seu pecado recebeu perdão, pois bem após algum tempo você certamente irá cometer pecados, mas imagina pensar que esse seu pecado só irá ser expiado daqui um ano quando o sacerdote adentrasse o lugar santíssimo, imagine o peso da culpa nesse longo período. Pois sabemos que quando pecamos Deus pesa sua mão sobre nós, por isso o pecador não teria uma consciência perfeitamente limpa.

Imaginemos agora, o sumo sacerdote apresentava o sangue do sacrifício que ele oferecia por si mesmo, e pelo pecado do povo, como a Bíblia nos diz: … “Sem derramamento de sangue não há perdão”. Agora Cristo o sumo sacerdote vem, adentra o tabernáculo e ao invés de trazer um sacrifício, Ele próprio se dá em sacrifício a todos. Isso é lindo porque como o autor nos diz foi uma cópia das coisas celestiais, com um sacrifício superior: “ Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores”.

Isso é lindo, saber que nosso Deus faz tudo de uma maneira tão bonita, através disso podermos ver o quão precioso é o sangue de Cristo, pois se não fosse o seu sangue estaríamos consumidos pela culpa do pecado, claro que nos sentimos culpados por nossos pecados e sentimos o peso da mão de Deus, mas onde abundou o pecado, superabundou a graça ( Rm 5:12), temos confiança na graça de Deus, sabemos que Ele por sua soberania no sustém em suas mãos.

O mais sublime disso é saber que sim, o sacrifício de Cristo foi definitivo, o que o sumo sacerdote não conseguia fazer Cristo o fez.

A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar, contudo esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados, por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste, então eu disse: Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus.

Hebreus 10:1-7

O texto nos mostra que na lei, a expiação pelo pecado não poderia ser definitivo, pois se fosse definitivo ele irá ser feito somente uma vez, era impossível que sangue de animais tirassem pecados, pois somente o sangue de Jesus é poderoso o suficiente para retirar os pecados de uma vez por todas. Deus não queria sacrifícios ou holocaustos, isso era uma sombra, uma sobra do cordeiro santo, uma sombra do sacrifício definitivo que viria.

Por final, como nos diz o autor, “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo, temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus, sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. ” Hebreus 10:19-22

Acho que o melhor texto de hoje seria colocar todos os versículos de hebreus 9 e 10, te desafio a meditar nesses textos, porque eles são sensacionais, e nos mostra como Deus foi maravilhoso em enviar seu filho para nos salvar, e levar nossa culpa. Vamos nos aproximar com confiança pois Jesus pagou o preço, e tirou nossa consciência de culpa, pois sabemos que apesar do nosso pecado o seu sangue é mais poderoso. Como já disse seria melhor colocar todos os capítulos dos textos porque nunca conseguiremos com nossas palavras explicar tudo deste livro maravilhoso, dessa palavra viva que nos traz a mais linda história, a história mais verdadeira, a nossa salvação, história do Cristo que se fez homem por nós, meros pecadores que não merecíamos.  Medite neste livro, medite em Cristo, Deus o abençoe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s