Pode um Cristão ser conservador?

Não é difícil encontrar pelos quatro cantos do mundo, cristãos que se denominam conservadores. Muitos não tem noção do que isso quer dizer e outros apenas dizem que são conservadores por não serem liberais ou progressistas.

Entretanto o conservadorismo pode estar tanto no sistema capitalista quanto no socialista – embora o próprio sistema conservador tenha uma lógica própria. Porém, isso não nos interessa no momento. A questão no entanto seria se há alguma possibilidade de um cristão ser conservador.

O conservadorismo tem três princípios básicos, de acordo com Anthony Quinton:

Tradicionalismo, conserva ou tenta restaurar estruturas antigas que idealiza nostalgicamente. Vendo o progresso como um mal ou quando muito com um ar crítico; Organicismo, o crescimento da nação é natural, não sendo sujeito a invenções mecânicas; Ceticismo, com uma visão pessimista – em parte correta – da natureza humana, rejeita especulações teóricas abstratas. Despreza mudanças, quando muito favorecem uma solução micro para que assim seja elevada à posição macro. E nunca o contrário.

Embora os conservadores estejam corretos nessa cautela no adotar de mudanças e são os primeiros a rejeitar os engenheiros sociais que apoiam a redefinição de família, são favoráveis ao aborto e etc. – nisso concordamos – em sua visão nostálgica os conservadores se aliam ao movimento romântico e portanto historicista, presos ao passado, nunca existente, e angustiados pelo tempo.

Devemos ter cautela em relação a mudanças, porém não devemos esquecer que o mandato cultural imposto por Deus em Gênesis 1:28 expressa tanto um conservar como também um progresso. Uma norma e uma missão. Uma ilustração bem simples podemos ver entre o primeiro e último livro da Bíblia. “Nascemos em um jardim e caminhamos rumo a uma cidade”.

Portanto, um cristão conservador é uma contradição de termos. No conservadorismo a tradição cristã, grega e romana – constituintes da nossa cultura Ocidental – tem o mesmo valor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s