A soberania de Deus

Deus é soberano sobre todas as coisas. Ser soberano significa dizer que Ele está acima de tudo, que tudo está sob seu controle (Sl 103:19). Esse conceito nos parece óbvio, parece que aquele que foi criado em um meio cristão já sabe deste atributo de Deus. Porém neste texto eu gostaria de explorar um viés um pouco diferente na ótica de nós cristãos a respeito da soberania de Deus no nosso dia-a-dia, no sentido de como lidamos com isso, de como muitas vezes algumas igrejas quer que lidemos com isso, mas como de fato a Bíblia sagrada nos ensina a respeito desse assunto.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que uma vez que Deus é soberano, então Ele pode fazer tudo que quer no momento em que achar oportuno, do modo que achar correto, e isso algumas vezes pode parecer arrogância, pode fazer com que achemos que Deus é mal – e isso pode ser um perigo real para termos um entendimento verdadeiro da soberania Dele. Ora, tantas vezes vemos pessoas ordenando para que Deus cure seus familiares e amigos, que saiam de enfermidades ou de problemas, mas a questão é, temos poder para isso? É óbvio, que ao passarmos por dificuldades, socorremos a Deus por meio de oração, mas o socorro deve ser feito conforme queremos, ou conforme a perfeita vontade Dele? É Deus quem sabe o que precisamos ou nós que sabemos? A resposta é bem óbvia.

Reconhecer a soberania de Deus significa saber dizer “Pai, se for da Tua vontade que eu perca meus bens, que eu adoeça, que eu perca meus familiares e amigos, então faça, pois o meu desejo é que seja feita a Tua vontade, e somente a Tua vontade!”, isso parece totalmente contraditório com o que é ensinado em muitas denominações atualmente, onde ganhar coisas e estar bem sucedido parece ser sinônimo de que Deus está te honrando, quando na verdade uma coisa não é necessariamente vinculada a outra. Tomemos como exemplo Jó, que reconhecendo quem Deus é, e quem ele era, deixou que fosse tomado tudo em sua vida e permaneceu firme na fé.

Irmãos, reconhecer a soberania de Deus sobre nós não é nos rebaixar ao nada, mas nos colocar no devido lugar, saber que Deus é criador e somos criaturas, que Deus já foi suficientemente maravilhoso por causa da cruz, que tudo que já foi feito por nós – e há de ser feito, da graça até a revelação da eternidade é por Ele mesmo, somos agraciados por seu grande amor e por sua maravilhosa bondade, por isso glória a Ele eternamente!

Você foi criado em um mundo onde tudo parece ser sobre você. Mas não é. Tudo é sobre Cristo!
Paul Washer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s