O cristão e o trabalho

em

A Palavra de Deus logo no livro de Gênesis nos expõe ao que teria sido as primeiras obrigações do ser humano em trabalhar, vemos que depois de Adão ter pecado contra Deus, como uma forma de castigo, o Éden que era perfeito e feito para o homem desfrutar da criação do Pai, deixa de fornecer o fruto, o alimento que Adão e Eva precisavam, e daquele dia em diante então, Deus ordenou que o homem deveria trabalhar para obter o pão, e sobreviver, e o trabalho que antes seria provavelmente algo prazeroso ao homem, de administrar a criação passa a ser um fardo.

Muito tempo se passou desde a criação do mundo, pessoas se multiplicaram, a sociedade se desenvolveu, com isso pudemos ver novas necessidades do homem, e consequentemente modificações na forma das pessoas trabalharem. Na Idade Antiga, por exemplo, percebemos que a forma de trabalho era quase 100% rural, enquanto hoje, a maioria das pessoas do mundo trabalha na zona urbana.

Independente do local em que as pessoas trabalham, existe um fato inegável; as pessoas continuam vendo trabalhar como uma obrigação da vida. Você pode me dizer “É óbvio, vivemos em uma sociedade capitalista, o trabalho é essencial para se ter economia e qualidade de vida”, porém o fato é que muito antes de surgir resquícios de modelos econômicos, o homem já precisava trabalhar para sobreviver – pois foi ordenança de Deus para todos os homens.

Tendo em mente, portanto que o trabalho ainda é necessário para vivermos e termos qualidade de vida questiona-se; como o cristão deve se portar diante do trabalho; como um fardo ou com alegria no coração? A Palavra de Deus nos dá a resposta.

A primeira coisa que temos de ter em mente, é que o cristão, a partir de sua conversão deixa de viver para homens, passa a viver única e somente para satisfazer a Deus, ou seja, tudo que devemos fazer temos de fazer para a glória de Deus, como se estivéssemos servindo diretamente a Ele, pois uma vez sendo nós Dele, a nossa vida por inteiro passa a pertencer em todos os sentidos para Ele, inclusive o trabalho. Portanto, uma vez estando em um emprego, devemos trabalhar nele servindo com todo o nosso esforço e dedicação, pois é como se estivéssemos trabalhando diretamente á Deus (Cl 3:23; Ef 6:7-8).

Obviamente no nosso dia-a-dia, o trabalho nos estressa, quer seja por pressão das pessoas, quer seja pelo volume de trabalho, dentre tantas outras coisas. Porém somos chamados por Deus para estarmos buscando santidade, inclusive no trabalho, pois no meio de pessoas que estão corrompidas pelo pecado e pelo mundo, devemos ser luz e demonstrar alegria no nosso coração, por isso, Deus nos chama para que mesmo quando estivermos passando por momentos difíceis mesmo no trabalho, não ficarmos reclamando e nos queixando como fazem aqueles que não tem fé, mas termos a alegria no coração, pois somos como luzes no meios das trevas dessa sociedade corrompida (Fp 2:14-15).

Diante de tudo isso, podemos perceber que o trabalho não deve ser um ponto de fardo para os cristãos, mas um meio do qual ele possa glorificar a Deus, por meio do exercício de seus dons e talentos, de falar para pessoas que desconhecem a Jesus sobre o sacrifício da cruz, além de ainda ser uma ordenança de Deus para todos os homens (2Ts 3:10-12). Se você cristão, apesar de ter tudo isso em mente percebe que o local que está trabalhando não está ajudando a ter um relacionamento bom com Deus, consagre ao Senhor os seus planos, suas dúvidas, para que Ele lhe direcione para o melhor caminho (Pv 16:3), que é aquele na qual Ele será glorificado por meio de sua vida.

 

Á Ele toda a glória.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s