Maravilhosa e imerecida graça

em

Em Efésios 2:8-9, o apóstolo Paulo nos faz uma afirmação: somos salvos pela graça mediante a fé, e essa graça é dom de Deus, não vem pelo homem para que ninguém se glorie.  Mas o que isso significa? O que é a graça, por que ela é tão maravilhosa e por que somos desmerecedores dela? A Palavra de Deus desde os primeiros capítulos de Gênesis mostra um Deus misericordioso, que fez muito para não nos castigar, antes nos salvar apesar de desde o começo termos agido contra Ele.

Para entendermos o que é graça vamos fazer um exemplo fictício; imagine que você cria um mundo virtual, este mundo é composto por pessoas, por um meio-ambiente favorável para que essas pessoas possam viver com comida, agua e clima necessários para elas. Certo dia porém essas pessoas decidem ir contra o que você quer, viram seus inimigos e desprezam a sua vontade para fazer a delas. Você ficaria extremamente irritado com isso certamente, você talvez quisesse excluir esse mundo fantasioso tendo em vista a falta de consideração que essas pessoas tiveram com você – você deu vida a elas, e deu condições necessárias para que elas vivessem e desfrutassem da vida agora, mas agora te desprezam. Porém, mesmo eles não merecendo, você foi bondoso e não excluiu o jogo, antes deu condições de forma imerecida para eles se reconciliarem. Agora vamos sair deste mundo fictício e voltar as Escrituras, observe que nos primeiros capítulos de Gênesis, o ser humano atentou contra Deus, comendo do fruto proibido por Ele. Deus poderia ter destruído Adão e Eva e o mundo através de sua ira gerada pela desobediência do ser humano, mas Deus em sua misericórdia manifestou a graça, deixando o homem viver mesmo pecando, este favor imerecido por nós é a própria definição da graça.

Sabemos agora então que graça é um favor imerecido, Deus nos dá coisas gratuitamente (como a própria vida) sem merecermos. O maior favor imerecido de Deus porém foi a salvação, temos que Jesus Cristo ter vindo a Terra e morrido por nossos pecados foi a maior forma de manifestação da graça em toda a historia. Jesus era dotado de graça por que Ele era por si só um favor imerecido concedido aos homens (Tt 2:11; Jo 1:14; Ef 2:5).

Deus nos convida a repousarmos em sua graça quando estamos sofrendo (Hb 4:16), e isso é maravilhoso, pois significa que quando estamos sofrendo por problemas, doenças e tribulações, temos um Deus que nos oferece essa graça para termos garantia que Ele nos dará uma favor gratuito, mesmo nós não tendo motivo para recebermos – isso é a manifestação maravilhosa de como Deus nos ama, e cuida de nós.

Agora observe que tudo que existe de bom em sua vida não é por merecimento seu, por algo que você mesmo conquistou ou porque você é bom e merece coisas boas, tudo que temos e recebemos é em virtude da graça de Deus. Desde termos condição de existir, de termos ar para respirar, de termos todas as condições para que possamos viver e viver em abundância é a manifestação pública da graça de Deus em nós. Isso não significa que uma vez que Deus nos deu o dom gratuito da graça, devamos nos descuidar de viver conforme seus mandamentos. Ao contrário disso, tendo conhecido a graça, devemos nos gloriar ainda mais em nosso Senhor, a saber, vivendo para sua glória para a sua vontade ser feita em nós, pois o mínimo que devemos ter como resposta a graça que nos foi concedida é uma vida Santa e irrepreensível diante do nosso Deus.

A graça de Deus é manifesta na Escritura de Gênesis a Apocalipse; Deus ter nos criado do nada é um favor imerecido, Deus nos dar a eternidade é favor imerecido.

“O favor gratuito de Deus, a graça imerecida do sempre gracioso Criador contra quem temos ofendido, o generoso perdão, a bondade infinita, espontânea do Deus que tem sido provocado e irritado com o nosso pecado, mas que, deliciando-se com a misericórdia e entristecido de ter que ferir as criaturas que Ele fez, está sempre pronto para passar pela transgressão, a iniquidade e o pecado – e para salvar seu povo de todos as terríveis consequências de sua culpa.”

Charles Spurgeon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s